Você! Mãe, Pai, cuidador(a), sofre toda vez que tenta colocar vegetais no prato de seu filho?
Não sabe mais o que fazer?
Vou falar um pouquinho sobre o que eu vejo ter um resultado bacana para esta fase!
Acredito que há dois tipos principais de crianças que demonstram essa dificuldade com a alimentação!
1- Aquelas que desde sempre tiveram uma alimentação saudável, mas foram para a escolinha ou pra casa de um amiguinho, experimentaram os lanchinhos dos colegas cheios de industrializados e agora só pedem igual e começa a recusar a comida de verdade!
2- Aquelas que sempre tiveram acesso aos produtos mais industrializados, já se acostumar com aquele sabor (que não é nada natural, afinal, são muitos sabores artificiais, corantes, açúcar, estabilizantes, essências...) e agora que os pais tomaram a consciência da importância da alimentação, sofrem muito com as tentativas de mudança.
Lidando com essas preocupações no meu dia-dia, fazendo as consultorias para casas de famílias de diversas formas diferentes percebi uma coisa e quero compartilhar: Não precisa se desesperar, arrancar os cabelos, forçar a criança comer o que ela não quer de qualquer jeito, você acaba piorando, a criança pega birra e não vai querer nem experimentar as próximas vezes!
Algumas formas que vejo serem de grande ajuda nessas tentativas:
1- Comece por simplesmente trocar o mesmo alimento industrializado por caseiro ( troque o macarrão instantâneo por um spaghetti com molho caseiro; o nuggets industrializado por um feito em casa; o bolinho e cookies de caixinha por caseiros ou artesanais de boa qualidade; o suco de caixinha por um caseiro, polpa ou até mesmo os 100% integrais... e assim por diante... não precisa restringir, apenas ter melhores escolhas, LEIA RÓTULOS!
2- Comece a inserir alguns legumes no meio de preparações, por exemplo, coloque cenoura para cozinhar com o feijão, triture algum legumes junto com o nuggets ou hambúrguer caseiro, esta é uma forma de inserir nutrientes de boa qualidade numa segunda etapa sem que eles percebam.
3- Traga a criança para a cozinha,Dê algumas tarefas fáceis na cozinha mas que mostre como o alimento de verdade é e como pode ser divertido preparar a sua própria refeição, bolo, cookies... Use de utensílios chamativos, forminhas de cupcakes, espátulas divertidas!
4- Leve a criançada para visitar uma horta, se possível colher algo,ou, ainda melhor, se puder, faça uma hortinha em casa nem que seja com temperos e ensine a cultivar, mostre de onde vem o alimento, isso criará mais vontade de apreciar o resultado final!
Não precisa ter pressa!
Faça pequenas mudanças gradativamente , é muito mais sustentável, menos doloroso e irá te levar ao mesmo lugar!
Espero que gostem
Com carinho
Lua Osorio
Comments