top of page

Receita 4 em 1: pasta de tofu

Atualizado: 25 de fev. de 2019

Que tal uma pastinha SUPER proteica, cheia de BIOATIVOS que você pode usar como “requeijão”, “catupiry”, um dip para aperitivo e até mesmo um “molho branco” para um SPAGHETTI DE LEGUMES?

Simmmm, tofu, essa fofura que sofre tanto preconceito e é tão odiado por muitos sem motivo nenhum!

Confesso que eu já fui daquelas que falava: TOFU, ECA, não tem gosto de nada, só conheço da sopinha do japonês e detesto!

Mas sabe de uma coisa? A maravilhosidade desse trem tá exatamente em não ter sabor! OQUE? TÁ LOUCA? Hahaha NÃO! Não to não e vou explicar:

Exatamente por ele não ter sabor, ele é um coringa tanto para doces quanto para salgados!

Ele dá uma cremosidade incrível e tudo que você temperar ficará exatamente com aquele sabor!

O tofu é feito a partir da soja, e como todos devem imaginar é originário da China, onde existem registros históricos desde o século II a.C, mas é muito comum encontra-lo na alimentação japonesa (O tofu foi introduzido no Japão, durante o século VIII, pelos monges budistas)

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja, com uma área plantada de aproximadamente 41% da área agrícola total do país, e um volume de produção que corresponde a mais de 44% do total de grãos produzidos no Brasil (CONAB, 2003). Os Estados Unidos, o Brasil e a Argentina são responsáveis por mais de 90% da produção mundial

A produção de soja transgênica no Brasil para comercialização está proibida desde 1998, por uma decisão judicial que impede a autorização do seu plantio, em virtude da inexistência de estudos sobre impacto ambiental e de normas de segurança alimentar, comercialização e rotulagem de alimentos transgênicos. Houve, no entanto, uma grande expansão do cultivo ilegal dessa cultura no País, principalmente no Rio Grande do Sul. A previsão para a safra de soja transgênica desse estado, de 2003, foi estimada entre 5 e 6 milhões de toneladas, pouco mais de 10% da produção nacional, que chega a 49 milhões de toneladas (MONTEIR; SALVADOR, 2003).

Os produtos químicos utilizados na agricultura convencional causam distúrbios fisiológicos que, algumas vezes, não podem ser identificados diretamente como alterações hormonais que não podem ser prontamente identificadas (COLBORN, DUMANOSKI e MYERS 2000). Ainda, podem promover alterações metabólicas nos microorganismos associados aos vegetais, provocando o desequilíbrio de ambos. Isso resulta em fragilidade no vegetal frente à disputa com pragas e microorganismos e dá lugar à manifestação de doenças. A contaminação química também prejudica a resistência dos vegetais às condições de estresse ambiental e fisiológico (TOKESHI, 2000).

Por isso é muito importante comprar o tofu de boa qualidade, de preferência Orgânicos com certificação.

A soja é uma ótima fonte de proteínas não animal (7g/100g de tofu), com baixo teor de gorduras (4g/100g), carboidratos (2g/100g) e calorias (69kcal/100g), fonte de Cálcio, Magnésio, Fóforo, Potássio e vitaminas do complexo B (B1 e B2), é rica principalmente nos aminoácidos essenciais (aqueles que não produzimos e temos que obter pela dieta) leucina, lisina, valina e isoleucina. Possui fibras insolúveis, que não são digeridas no trato gastrointestinal humano e atuam normalizando a mobilidade intestinal, o que previne diverticulite e constipação. E fibras solúveis, as quais são efetivas no controle do diabetes tipo II (pacientes não insulino-dependentes) e na redução dos níveis sangüíneos de LDL-colesterol (CHANG, 2001) Ainda é rico nos bioativos isoflavonas.

Sobre ISOFLAVONAS:

*Podem funcionar como repositores hormonais naturais. Sua ação baseia-se na capacidade de ligação com os receptores de estrógeno.

*Atuam como bloqueio de fosforilações específicas como a do fator NFkB que participa em processos inflamatórios e na osteoporose.

*Provoca efeito antiangiogênico,( Angiogênese é a formação de novos vasos sanguíneos. Um processo normal do crescimento e cura, que também está ligado ao desenvolvimento de diversas doenças, incluindo o câncer.

*Usado na Pós-menopausa. Apresentam atividade estrogênica fraca significando menor atividade hormonal no corpo humano em relação aos hormônios sintéticos (o qual é prescrito muitas vezes porém aumentam risco de doenças cardíacas e câncer endometrial).

*Possui efeitos antioxidantes

* A ingestão de isoflavonas desde a infância produz maior efeito na redução dos riscos de câncer (WU et al., 2002)

* Diminuição no nível de colesterol e triglicerídeos e a inibição da aterosclerose

* A genisteína (uma das formas da isoflavona) constitui fator importante na prevenção de doenças inflamatórias e autoimunes

O consumo de isoflavonas deve ser de aproximadamente 50 mg por dia para que ocorram efeitos benéficos (quantidade de isoflavonas presente nos alimentos a base de soja varia de 2 a 100 mg/100 g (base seca).


ENFIM A RECEITA!!

Essa receita é difícil dificílima, SÓ QUE NÃO! E eu acho legal dizer sempre, receitas salgadas (quando não é pão, massa etc) não tem receita certa e errada, acredito que você tem que colocar o seu tempero, nem tudo que é gostoso pra mim é gostoso pra você não é mesmo! Eu vou dar uma idéia de tempero que EU gosto, e vocês podem mudar sem medo, aumentar, diminuir 😉


Creme de Tofu

INGREDIENTES

-1 unidade de tofu drenado (200g)

- 50 ml de azeite

- Suco de 1 limão (para durar mais tempo na geladeira, o limão é um conservante natural pois contém ácido cítrico e ascórbico além de agregar ação antiescorbútica e antioxidante

- Sal a gosto

- 1 col sobremesa de Nutritional Yeast (levedura nutricional) vai dar um gostinho mais de queijo (Leveduras inativas com alto teor proteico e rica em vitaminas e minerais, é fortificada com todas as vitaminas do complexo B, especialmente B12)

- 1 col chá alho em pó da Bombay Spices (opcional mas da um gostinho especial!)


MODO DE PREPARO

Basta tirar a água do tofu (pode dar uma apertadinha nele pra escorrer)

Cortar ou desfazer com as mãos, colocar em um processador ou liquidificador com os demais ingredientes e processar até consistência cremosa!

Fica uma delicia colocar ervas (como manjericão fresco, ervas de Provence..), pimentas tbm, enfim, você pode variar o sabor!

Essa eu fiz um pouco mais puxada para o molho branco para usar como dip e o resto com o spaghetti de legumes!

Só levar á geladeira e servir com torradas, cenouras, ou até mesmo colocar no macarrão 😉

Para o Spaghetti de legumes basta cortar no formato com um cortador especifico!

Eu uso esses aqui (um que parece descascador mas tem umas garrinhas na lamina! Existe um que de um lado é descascador e do outro é para spaghetti) e outro que é aquele fatiador e tem essa parte para spaghetti. MUITO CUIDADO COM OS DEDOS!!!

Para cenoura, aquecer uma panela com água até ferver, coloca-las e deixar por 2 minutos, você quer que ela esteja al dente mesmo, retirar, escorrer e reservar.

Para a abobrinha, coloque-as no sal, massageie suavemente e espere a água sair, despreze a água. (vai ficar assim após alguns minutos).

Este líquido deve ser desprezado







Aqueça uma frigideira com azeite, jogue as cenouras e abobrinhas misture com cuidado para não quebrar os fios, coloque o molho e incorpore com cuidado!

Salpicar um Parmesão de Amêndoas por cima e VOILÁ.

Uma massa low carb, com um molho super proteico cheio de nutrientes e bioativos.

Com carinho,

Lua Osorio.

Comments


bottom of page