Como primeiro post deste blog lindo, gostaria de dividir com vocês um pouco da minha história, que só está começando, mas já tiveram muitos desafios, e acredito que possa inspirar alguém que esteja passando pela mesma situação!
Bom, com 15 para 16 anos voltei de um intercâmbio de 1 ano no Canadá, meio do segundo colegial, muitas matérias que eu tinha perdido, era tudo diferente após 1 ano e sim precisava passar de ano e ainda escolher a minha profissão!!!! COM APENAS 16 ANOS EU TINHA QUE SABER O QUE EU QUERIA PARA O RESTO DA MINHA VIDA!! Poxa, tem muitos sortudos, e raros que já sabem o que querem para a vida desde os 5 anos de idade, porque eu não era assim??
E o jeito foi fazer um teste vocacional! Pois bem, fiz o teste e o resultado foi: ENGENHARIA QUÍMICA ou FARMÁCIA BIOQUÍMICA, nem pesquisei muito a fundo, vi as grades curriculares e decidi apenas pelo fato de farmácia não ter muita FÍSICA (Sim, esse foi meu critério, tinha apenas 16 anos, nervosa e assustada com vestibulares, mereço um desconto vai!!).
E foi assim que prestei o vestibular, por incrível que pareça coloquei como segunda opção Nutrição na UNICAMP e foi o primeiro que passei, mas estava tão focada no teste vocacional que nem pensei 2 vezes! Bom ao final de tudo comecei FARMÁCIA-BIOQUIMICA na Unesp Araraquara em 2011 e, mesmo não me encontrando na área durante o curso, pensava, ahhh terceiro ano começam as matérias legais, e sim começaram! AMEI CIÊNCIA DOS ALIMENTOS, NUTRIÇÃO, BIOQUIMICA, IMUNOLOGIA... ENFIM todas as matérias relacionadas a alimentos ou organismo, ESTAVA CLARO QUE ERA O QUE EU QUERIA INCONSCIENTEMENTE, pensei em trocar por nutrição, mas hoje vejo que foi a MELHOR COISA EU NÃO TER TROCADO, a farmácia me abriu os olhos para este mundo dos alimentos de uma forma que nenhum curso de nutrição me abriria (creio eu).
Masssss passei uns bons anos sem acreditar nisso e no meu potencial como farmacêutica com ênfase em alimentos, POR QUE? SIMPLESMENTE POR OUVIR O QUE OS OUTROS PENSAVAM.
VAMOS REBOBINAR UM POUCO....
Acabei as matéria, precisava de um estágio, crise de 2015, só tinha vaga em farmacêutica (acho que foi uma das únicas áreas que não parou muito ou teve cortes), comecei então a tentar qualquer área, e foi assim que, voltei pra ITU e cai em Planejamento e Controle de Produção (PCP) no DELTA (Empresa da Valeant), fiquei por volta de 8 meses, gostava muito do lugar, do pessoal, porém, não me encontrei na área (obvioooo hahaha ) então fui para a área de Farmacovigilância como Analista na Eli Lilly, nessa fase, me mudei pra SP, tudo novidade, sem dinheiro pra fazer nada, me mudei pra perto da empresa porque na minha cabeça só assim sobreviveria nessa selva de pedra que eu tanto ouvia falar hahahhaha, tudo estava lindo, novidades sempre são incríveis, trabalho super difícil mas instigante, desafiador, empresa solida, cheia de benefícios, com plano de carreira, pessoal super acolhedor, a MELHOR CHEFE que eu podia ter, fiz amigos INCRÍVEIS, masssssss eu sempre observava os cargos mais altos e pensava: eu me vejo lá daqui 5, 10 anos? Aquilo ecoava na minha cabeça! Em pouco tempo de empresa, apenas 7 meses, sem eu esperar e procurar recebi uma proposta irrecusável, e apesar de eu estar gostando da empresa solida e acolhedora, aquela vozinha na minha cabeça ecoava perguntando, o que você quer para a sua vida? Conversei com a minha chefe MARAVIDEUSA e ela como sempre me deu os melhores conselhos, falou que era uma super oportunidade, que eu devia muito tentar e que qualquer coisa as portas estariam abertas para eu voltar. Aquela segurança foi muitooo importante pra mim, porque por mais que não pareça eu sempre fui MUITO MEDROSA, principalmente em relação a instabilidade!
E assim fui para uma startup, onde eles vendiam produtos de recorrência de supermercado online a preço justo e competitivo (OQUE EU LOGO SINTONIZEI, AFINAL, QUEM ME CONHECE SABE QUE EU SOU A RAINHA DAS LISTAS E DAS PROMOÇÕES E BONS PREÇOS!!) e queriam que eu montasse a parte de drogaria. E foi aqui, que quem não sabe, numa startup vc tem que ser 10 em 1, ou seja, entrei para coordenar a implementação da drogaria física e online mas tive centenas de outros projetos sendo um deles a criação de um portfólio de alimentos industrializados saudáveis (pois sempre tive interesse e certa facilidade com o assunto), e ai fui me encontrando, indo a congressos (por mais que minha visão na época era outra, comecei a ter acesso a esse mundo das feiras, produtores) ... continuei por mais um tempo e comecei a ficar desanimada, frustrada pois estava cercada de algo que AMAVA mas na área errada! Queria fazer os cursos de gastronomia funcional que eu via nesses congressos e não ficar cadastrando novos produtos (apesar de gostar da interação comercial também!) Além disso, eu tinha a drogaria para cuidar (papelada, reforma, cadastros, portfolio....)
E assim descontinuaram a drogaria, pois infelizmente, como sabem, startup sobrevive de investimentos terceiros no princípio e a empresa ficou sem verba no final do projeto da drogaria. Ou seja, fiquei sem emprego e não sabia exatamente o que queria, sabia o que gostava mas não o que fazer com isso (mas já era um avanço!)... Eu estava com muito medo de arriscar, da estabilidade financeira, de tudo! Cheguei a trabalhar no comercial em uma empresa de meio de pagamentos, sim PERDIDINHA! Mas foi exatamente lá, onde conheci pessoas maravilhosas q me deu um click de que o que eu queria de verdade era cozinhar! Enquanto trabalhava lá chegava em casa e ia pra cozinha, levava sempre marmitinhas e lanchinhos gostosos para o trabalho e todos ficavam me perguntando como fazia, se faria para vender etc... procurava cursos voltados para a gastronomia e nutrição nas horas vagas....Tinha muito medo deste novo mundo, não sou chef nem nutricionista, como vou entrar neste mundo¿ onde é que estou me metendo, pensava. CLARAMENTE NÃO DEU CERTO NA EMPRESA DE MEIO DE PAGAMENTOS (mas eu gostava da interação com pessoas, eu fiquei em parcerias então disso eu gostava, APENAS hahahah)
E foi assim que comecei a VENDER doces saudáveis. Criei minha micro empresa e comecei a fazer divulgações em academias e etc, o que pra mim estava sendo bem legal, tudo novo, mas eu NOVAMENTE ficava pensando, será q estou agregando algo a esse mundão? Estou feliz com o que faço? (SIMMMMM EU REFLITO MUITO SOBRE FUTURO, SE ESTOU FELIZ E ETC... HAHAHAHA ACHO QUE TODOS DEVERIAM FAZER ISSO, PQ AFINAL, VC VEIO A ESSE MUNDO PRA QUE NÉ?!?!)
No meio do caminho fiz um curso profissionalizante de personal chef, neste curso fiquei apaixonada pela profissão, vi que poderia ajudar muitas pessoas a se alimentarem de forma consciente, prestarem atenção ao que estão colocando em seus pratos e consequentemente em sua “máquina”, pois, vejo muita gente que não tem a consciência de que se você não fornece ingredientes de qualidade para o seu organismo, uma hora sofrerá as consequências.
Fiz alguns cursos rápidos de panificação sem glúten, cursos online, congressos de gastronomia funcional..
E FOI ASSIM, ESSE CAMINHO TORTO MAS QUE EU ME ORGULHO MUITO ( AFINAL, SE ELE NÃO TIVESSE ACONTECIDO, EU NÃO TERIA COMO PERSEGUIR MEU SONHO HOJE) ME TROUXE AQUI Como LUA OSORIO, faço especialização em Gastronomia funcional, na Anhembi Morumbi, onde percebi que minha formação não poderia ser melhor para isto! Revejo muitas matérias da faculdade, claro que mais profundamente, e vejo que sim, meu caminho foi torto mas no fim tudo se encaixa! Hoje trato os bioativos em forma de alimento, enquanto na faculdade, tratava deles isolados em cápsula. Meu objetivo de vida é poder ENSINAR, através de cursos e consultorias teórico-práticas que uma alimentação saudável pode e DEVE ser prazerosa, sem complicações, restrições e neuras.
Preconizando sempre pela sustentabilidade e uso integral dos alimentos de verdade temos a consequências da longevidade com muita energia e disposição.
EU ESCOLHI SER FELIZ AO INVÉS DA ESTABILIDADE.
EU ESCOLHI ARRISCAR, ESCOLHI A MIM MESMA.
CLARO, MUITOS DESAFIOS VIERAM E MUITOS VIRÃO, E ESTA É A BELEZA DA VIDA!
NÃO TENHA MEDO DE ARRISCAR,
ESTÁ FELIZ COM O SEU DIA-DIA? ESTÁ CAMINHANDO PARA ONDE QUER CHEGAR?
OU VIVE ESPERANDO O FINAL DE SEMANA PARA “VIVER”?
VOCÊ VEIO A ESTA VIDA PARA SER PROTAGONISTA OU COADJUVANTE?
Reflita.
Com Carinho,
Lua Osorio
Comentarios