top of page

Orgânicos e Sazonalidade


Hoje quero falar sobre um assunto que tem muita polêmica nos dias de hoje! Os Orgânicos!


Muita gente me fala no difícil acesso á esses produtos, principalmente porque sim, os melhores produtos, infelizmente, na maioria das vezes ainda são mais caros, principalmente em capitais.

Se você mora no interior já é possível encontrar preços acessíveis mais facilmente, vou passar algumas dicas ao longo deste texto para que você consiga ter o poder de escolha não importa onde você mora!


Então vamos lá a algumas dúvidas

✔ Para ser saudável eu preciso comprar TUDO orgânico ?

✔ Orgânico é CARO, não tenho dinheiro pra isso, o que devo fazer?

✔ Não é melhor consumir carne ou outros produtos de origem animal por eles não terem agrotóxicos?

.

Essas são dúvidas comuns sobre o assunto! Por isso, vou começar explicando sobre os agrotóxicos e como eles afetam o nosso organismo.

.

Os organoclorados foram os primeiros pesticidas produzidos e, mais tarde, surgiram os organofosforados, carbamatos, piretroides e derivados de trianzinas.

.

Os pesticidas clorados penetram no organismo por contato cutâneo, vias respiratórias e trato digestório. O DDT e o Dicofol contaminam o organismo humano primariamente por alimentos com maior teor de gorduras. Animais alimentados com ração são mais expostos à contaminação por consumir a colheita proveniente de regiões com agricultura industrial que usa pesticidas em larga escala. Os animais, por serem consumidores primários ou secundários e pelo elevado teor de gordura corporal, acumulam resíduos de pesticidas ao longo da vida. O ser humano, como parte final dessa cadeia alimentar, recebe esses xenobióticos concentrados ao ingerir a gordura animal.

.

OU SEJA, a contaminação de vegetais por agrotóxicos é menor do que a de animais devido à lipossolubilidade desses xenobióticos;isto é, eles se acumulam em maior quantidade no tecido adiposo dos animais do que nos vegetais, que apresentam menor teor lipídico.


Resumindo, sempre que PUDER é bom optar por orgânicos de boa procedência (pois pode ser que você pague mais caro e mesmo assim ele não seja orgânico, fique esperto!)

Poxa, não posso gastar esse tanto, tenho família grande iria aumentar muito as despesas... Tudo bem! Não precisa comprar tudo orgânico, tente pelo menos consumir os orgânicos dos itens em vermelho na primeira imagem pois, conforme a ANVISA, eles possuem maior contaminação de agrotóxicos e, muitas vezes, acima do permitido.

Com relação aos demais produtos do seu dia-dia, tente consumir os que estão na sua época de colheita, isso você consegue observando a sazonalidade deles, além de não precisarem de tanta intervenção humana, você provavelmente pagará menos por eles (lei da oferta não é mesmo!) Abaixo eu coloquei um resumo dos alimentos sazonais mas você consegue o calendário completo pelo link http://www.ceagesp.gov.br/wp-content/uploads/2015/05/produtos_epoca.pdf



Lembre-se, os alimentos convencionais (não-orgânicos) também possuem grandes benefícios, devem sim ser consumidos, apenas algumas mudanças como: não utilizar a casca por exemplo, ajudam a diminuir o consumo de agrotóxicos.


Dica para economizar: procure produtores locais, pequenos produtores, feiras, hortas, cestas mensais, você consegue encontrar preços muito melhores comparado aos mercados, muitas vezes ainda melhor que os produtos convencionais.


Espero que tenha ajudado!

Me conte se foi útil para você ou se apenas ficou com mais duvidas ;)

Com carinho

Lua Osório




 

Comentarios


bottom of page