Como já diz no dicionário, Saúde é: Estado do organismo que está em equilíbrio com o ambiente, mantendo as condições necessárias para dar continuidade à vida. Estado habitual de equilíbrio mental, físico e psicológico. Condição de são, de quem está saudável: boa saúde. Demonstração de força; vigor, robustez.
Então por que sempre pensamos em saúde como apenas o que comemos e exercício? Aposto que vocês já ouviram alguém falar: AHHHH mas fulano só se alimentava bem, não bebia, não fumava, fazia exercício e mesmo assim morreu cedo; Já sicrano comia besteira, bebia, fumava e viveu até seus 95 anos!!
Aposto que todo mundo já ouviu algo parecido, principalmente dos seu avós né hahaha, aquele bom e velho, ahhhh mas no meu tempo não tinha nada disso, comíamos gluten, leite ....(mas esse é um tópico para outro post 😉).
Bom, queria colocar a minha visão, com base em alguns estudos sobre o que é saúde PRA MIM, e acho que serve de reflexão!
Saúde é você pensar e agir com a mesma coerência, é você fazer bem a si, a natureza e aos demais. É SIM você se preocupar com o que está abastecendo seu corpo, sem se esquecer do restante. Já ouviu aquele questionamento: Se você se alimentasse das suas palavras você teria uma alma NUTRIDA ou ENVENENADA? Pois é, acredito que não adianta nada você ter uma alimentação impecável, praticar atividades físicas diariamente mas não ser uma boa pessoa, não ajudar o outro quando ele precisa, não reciclar, não pensar no meio ambiente, não ter amigos e se divertir com eles (as vezes a pessoa fica tão bitolada em uma alimentação restritiva que acaba “perdendo” a vida social).
Aqui vou ressaltar diversos motivos para ser saudável de forma geral, e como a sua alimentação impactará não apenas no seu corpo, mas em muitas coisas ao seu redor.
VAMOS começar por citar algumas questões que NÃO nos fazem sentir bem? Você reflete sobre:
- Crimes ambientais
- Desigualdades sociais
- Exploração de pessoas
- Exploração de animais
- Plástico no oceano
- A água se tornando escassa
- A poluição do meio ambiente
- Desmatamento desgovernado
- O desaparecimento de tribos indígenas
- O desaparecimento de línguas
- Mudanças climáticas
- Aumento do uso de agrotóxicos
- Preço Alto de bons alimentos
- Preço baixo de alimentos sem nutrientes e processados
- Política em si
Sim? Para quem é preocupado com a sociedade em si e o meio ambiente, se preocupar com sua nutrição, desde a origem de seu alimento, em meio de tantas crises no mundo, pode parecer apenas um LUXO para poucos.
Porém, a alimentação tem um papel muito importante dentro de muitas destas batalhas.
Pense: Qual foi a forma de plantio da cenoura que comemos? Será que teve o solo destruído? Será que quem a colheu estava sendo explorado? Qual foi a água utilizada para regar este cultivo? Houveram desperdícios por não estar no “padrão” do mercado? Todos têm acesso a este alimento?
Olhando para esses questionamentos, vemos que não há nada ainda sobre o que este alimento agregará para você, é nutritivo? É o suficiente? Pode comer o quanto quiser? Preciso comer outro alimento em conjunto para me abastecer? Estou protegendo e cuidando do meu corpo?
Nós podemos tomar decisões que impactam negativamente ou podemos tomar atitudes respeitando e zelando o que há em sua volta.
Lembrando que não se trata apenas de alimentação, porém, agora vou ressaltar esta parte!
Uma dieta com apenas não processados, artesanais, uso de tinturas e extratos englobam uma melhora tanto de energia quanto imunológica, o que obviamente te trará inúmeros benefícios no dia-dia como, maior capacidade mental, aumento da produtividade, melhor aproveitamento do seu tempo permitindo fazer seus deveres, exercícios e ainda aproveitar com família, amigos e parceiros!
COMO POSSO ME ABASTECER MELHOR E IMPACTAR POSITIVAMENTE?
DE VOLTA ÀS ORIGENS
Aqui não quero falar para voltar totalmente aos seus ancestrais, que caçavam para comer, mas sim em utilizar de algumas tradições que vejo que trazem o bem. Como por exemplo ser um transformador de alimento em forma de cozinheiro e não apenas um consumidor no mundo moderno.
Hoje, vejo a indústria convencional buscando cada vez mais formas de baratear o seu custo e deixar o produto atraente sem se importar com a qualidade nutricional dos alimentos, isto significa, mais gordura, açúcar e sal inseridos em sua alimentação diária.
Para driblar o atrativo da praticidade e preço da indústria convencional, devemos repensar em toda a cadeia e pensar que vale a pena procurar sempre produtos de boa procedência, artesanais, orgânicos, itens de pequenos produtores, até mesmo pela praticidade, industrializados de boa qualidade (HOJE conseguimos encontrar uma boa variedade destes, PORÉM, SEMPRE LEIA RÓTULOS). Assim, conseguimos além de nos nutrir com alimentos mais “caseiros”, ajudamos os pequenos produtores e produtores que prezam pela qualidade destes alimentos. Claro que falo de uma posição privilegiada onde tenho acesso a todos esses alimentos, que muitas das vezes possuem um preço mais salgado. E, pensando nisto, novamente observa-se como há injustiças e como o acesso a bons alimentos deveria ser para todos, CONCORDAM COMIGO que, na lógica, quanto menos processos um alimento teve que passar deveria ter um menor valor? Pois é, infelizmente é totalmente contrário na prática. A indústria convencional e os demais, no geral, ao invés de se esforçarem para levar á todos uma alimentação de boa qualidade, cada vez mais tentam baratear seu produto e levar à maior parte da população algo saboroso, rápido e barato, ou seja, produtos com baixo aporte nutritivo e muitos malefícios. NÃO SE DEIXE CAIR NESSA CILADA (claro que de vez em quando não há problema, o problema está na constância).
O PORQUE FALO DISSO?
Como falei, não é APENAS alimentação que significa ser saudável, PORÉM, uma alimentação pobre em nutrientes e rica em industrializados, açúcar, carboidratos simples e gorduras trans pode acarretar em Doenças Causadas pela má Alimentação ou Doenças Crônicas Não Transmissíveis(DCNT) como:
Doenças do aparelho circulatório
Câncer
Doenças respiratórias crônicas
Diabetes (Até os anos 80 não havia diabetes infantil tipo 2
Obesidade
Desnutrição
INDIVIDUALIDADES
Todo mundo é diferente e com o passar do tempo você perceberá e reconhecerá suas sensibilidades e necessidades. Porém, começar com uma alimentação natural é a chave para TODOS.
Alimento íntegro é um alimento que não passou por processos nem refinamento. Ex: Frutas, Verduras, Oleaginosas, Leguminosas, Carnes.
Comer um alimento íntegro, não processado pode ser considerado um ato de cuidado com seu corpo.
AME, COMPREENDA, RESPEITE, VALORIZE, CUIDE.
TANTO A VOCÊ QUANTO AO QUE ESTÁ AO SEU REDOR
Reflita.
Com Carinho,
Lua Osorio.