Você já deve ter se sentido com distensão abdominal, aquela sensação pesada, flatulências depois de comer alguns alimentos não é mesmo?
E se já é familiarizado chegou a pensar, ah, eu deixei o feijão de molho, não era para estar assim!
Vou explicar brevemente sobreo assunto!
Sabia que além dos feijões, os grãos, sementes, oleaginosas e todas as outras leguminosas devem ser deixados de molho antes de serem cozidos?
Pois é verdade, cada um tem um tempo mínimo de demolho que eu vou falar a seguir e além disso, a água em que ficaram de molho deverá ser descartada !!!
Vamos entender um pouco o POR QUE deste pré preparo:
Estas 3 categorias de alimentos possuem ácido fítico (ou fitatos) em sua composição, esses fitatos são substâncias ácidas que protegem as sementes de agressores externos mas que para nós são conhecidos como antinutrientes pois a sua presença no nosso intestino reduz a biodisponibilidade (absorção do organismo) de alguns nutrientes como o ferro, zinco, cálcio e magnésio. Além desta questão, estes alimentos, em maioria as leguminosas, possuem uma certa dificuldade na digestão causando desconforto e gases abdominais, o demolho ajuda a melhorar a digestibilidade.
COMO FAZER
É só colocar os grãos de molho em água filtrada com algumas gotinhas de limão ou vinagre pelo mínimo de tempo necessário (abaixo uma lista) desprezar a água do molho e cozinhar normalmente.
* Use sempre duas medidas de água para cada de medida de grão, e aproximadamente uma colher de sopa de vinagre ou limão para cada medida de água. Pra facilitar, você pode colocar os grãos de molho logo antes de dormir, e trocar a água pela manhã, caso vá deixar de molho por mais um tempinho.
· Leguminosas (feijões, grão de bico, fava, lentilha, ervilha seca, soja): Molho ideal médio: 10-12 horas *As cascas são 100% celulose e se ingerida em excesso, pode causar indisposição digestiva e gases por não possuirmos enzimas que digerem a celulose. Por isso em determinados casos é indicado descascar leguminosas.
· Cereais (Aveia, arroz, milho, cevada, centeio, trigo quinoa): Molho ideal médio de 9 horas. Quinoa apenas 3 horas e lavar bem!
· Sementes e oleaginosas: Molho ideal médio de 8 - 12 horas.
Amêndoas: 12 horas.
Sementes de chia e linhaça: 2 horas.
Nozes e avelã: 8 horas.
Sementes de abóbora e de gergelim: 6 horas.
Sementes de girassol: 4 horas.
Pinhão, pistache, castanha-de-caju, castanha-do-Pará e macadâmia: não é necessário deixar de molho.
CONTROVÉRSIAS
Existem controvérsias sobre a necessidade de deixar tudo de molho! Alguns estudos recentes afirmam que o ácido fítico transformado pelas enzimas fermentativas ou processos de cozimento gera um fitato hidrolisado– chamado InsP6 – que tem importante ação antioxidante, é preventivo da litíase renal (reduz em 50% a formação de cálculos de oxalato de cálcio), é um cardioprotetor e inibe a calcificação da aorta, reduzindo o acúmulo de colesterol, triglicerídeos e a agregação plaquetária, tão perigosos quando se trata da nossa saúde venosa.
Sabe-se também que o InsP6 tem ação anticarcinogênica, diminuindo o tamanho e a incidência de tumores (estudos realizados em cobaias) em casos de câncer de mama, intestino, cólon e fígado. Portanto, fitatos também podem ser importantes para a nossa saúde.
O que fazer?
É simples, diversifique, coma alimentos deixados de molho mas também sem deixar o molho, assim você não terá excesso de antinutrientes mas também não deixará de ter este beneficio do InsP6.
Espero que tenha ajudado
Com carinho
Lua Osorio
Comments