top of page

Arroz de Lulas Anti-inflamatório

Atualizado: 19 de mar. de 2019




Quem ama frutos do mar?

Já tentou preparar em casa?

Aqui eu vou mostrar como é facinho facinho!

.

Mas antes, vou explicar o porque do anti-inflamatório!

Nessa preparação iremos usar a Cúrcuma (Açafrão da terra) e a Pimenta do reino para temperar.

Então vou falar um pouquinho para vocês sobre esses dois temperinhos super coringa!


*Cúrcuma: Fonte de Beta Caroteno. Beta Caroteno é um carotenóide Pró Vit A (responsável pela manutenção da visão) além de ter função antioxidante e melhora na imunidade. A Curcumina tem ação antioxidante, anti-inflamatória, antiviral, antifúngica e antibacteriana e é potencializada na associação com a Pimenta do Reino (piperina) [ARAUJO, CAC; LEON, LL. Biological activities of Curcuma longa L]


*Pimenta do reino: Fonte de Beta Criptoxantina. Beta Criptoxantina é um carotenóide Pró Vit A (responsável pela manutenção da visão). Além de atividade antioxidante, anti-inflamatória e um possível efeito anti- obesidade. Pimenta do reino contém a Piperina. [SRINIVASAN, K. Black Pepper and its Pungent Principle-Piperine: A Review of Diverse Physiological Effects.]


Agora vamos para a receitinha !

Primeiro você deve escolher as lulas, elas não devem ter cheiro forte e a pele não pode estar viscosa! Pode comprar fresca ou congelada!

Ingredientes:

- 400g de Lula

- 1 xicara de arroz vermelho (ou o que preferir, quinoa é uma ótima opção também)

- Manteiga Ghee (pode ser a tradicional ou azeite)

- Cúrcuma

- Pimenta do reino

- Sal

- 2 dentes de Alho

Modo de preparo:

1- Coloque em uma panela, uma quantidade generosa de água para ferver (aprox 1,5 L, mas vai variar do tamanho de sua panela, deve ser o suficiente para caber todas as lulas submersas) Assim que ferver, adicione as lulas e deixe por 3 MINUTOS (muito importante pois, passando de 5 minutos ela ficará borrachuda e você terá que cozinhar 30 minutos para que ela volte a ser macia!)



2- Retirar as lulas da água e reservar!(Não jogue fora a água, irá utilizar para o arroz!)

3- Para o arroz, coloque a ghee e o alho espremido em uma panela, deixe esquentar (se utilizar azeite cuidado com o fogo alto para não atingir o ponto de fumaça), em seguida, despeje o arroz e de uma leve fritada! Pegue então com uma conha a água ainda quente das lulas e cubra o arroz (por volta de 4 conchas), deixe tampado em fogo baixo até cozinhar no ponto que você goste (se necessário, acrescente mais água)



4- Enquanto o arroz cozinha, em uma frigideira, coloque ghee, a cúrcuma, a pimenta do reino e o sal, deixe ferver para apurar mais o aroma, sabor e ativar as propriedades das especiarias. Após o inicio da fervura, coloque as lulas já cozidas e incorpore rapidamente no tempero. Desligue e deixe na frigideira.




5- Assim que o arroz estiver pronto, coloque na frigideira com as lulas e misture. Adicione castanhas a gosto (eu coloquei castanha do pará quebrada que é ótima fonte de selênio e ficou delicia!) e limão espremido fica ótimo também pra quem gosta!


Está pronto!

Espero que gostem!!


Com Carinho

Lua Osorio

Comments


bottom of page